Como vender projetos arquitetônicos de forma mais eficiente?

 em Uncategorized

Vender projetos arquitetônicos está longe de ser uma arte, como a própria obra. É, na verdade, uma habilidade desenvolvida por meio de aprendizado, pelo uso de técnicas de negociação eficazes e, principalmente, das ferramentas corretas.

O mercado da construção civil é altamente competitivo e dinâmico. Ele exige que você se mantenha tecnicamente atualizado e, principalmente, saiba enxergar os segmentos em alta e as oportunidades que eles oferecem.

Para vender projetos arquitetônicos com eficiência é preciso, ainda, investir em um processo comercial que compreenda toda a jornada do cliente no seu escritório, ou seja, desde o primeiro contato até o relacionamento pós-contrato. Isso também requer capacitação para atrair, negociar, fechar a venda e fidelizar o cliente.

Então, vamos ao que interessa: confira, a seguir, algumas dicas essenciais para superar esse desafio e vender projetos arquitetônicos com sucesso!

Conheça seu cliente

Se você não conhece seu cliente, como vai convencê-lo a fechar um contrato?

Existem diferentes tipos deles: particulares, comerciais, corporativos e públicos, por exemplo. Cada um possui um conhecimento prévio distinto sobre projetos, além de necessidades e de desejos completamente diferentes.

Compreender quem é ele vai te ajudar a escolher a linguagem adequada, quais as informações relevantes e o que ele enxergará com benefício. Além, é claro, de permitir que você crie uma proposta de maior valor para conquistá-lo de vez.

Invista no marketing digital para vender projetos arquitetônicos

Uma pesquisa da hootsuite apontou que quase 70% dos brasileiros usam a Internet e estão presentes nas redes sociais. Ou seja, se você quer ser encontrado, ter presença online é indispensável nos dias de hoje.

Além disso, muitas vezes será preciso “educar” seu potencial cliente para que ele compreenda como o serviço que você presta trará benefícios a ele.

Um site ou um portfólio online, as redes sociais e um blog são ferramentas fantásticas para mostrar seu valor e sua autoridade no segmento. Elas permitem expor seus projetos, sua expertise, os depoimentos de clientes satisfeitos, além de oferecer dicas e informações relevantes. Essa é uma estratégia eficaz de atrair seus prospectos para, posteriormente, vender projetos arquitetônicos.

Participe de eventos da área

Existem eventos dos mais diversos tipos: palestras, feiras e até mesmo concursos. São ótimas oportunidades para ampliar sua rede de contatos e ser “visto”. São, também, chances de ficar por dentro de quem são os grandes fornecedores, escritórios e construtoras em destaque, a fim de buscar parcerias.

Além disso, é essencial que você conheça as tendências e as novidades, como forma de agregar valor ao seu trabalho.

Foque no valor, não no preço

Tenha em mente que o preço é somente um aspecto da proposta e deve ser deixado para o final da negociação. Antes disso, o cliente deve ser convencido do valor do projeto, de como ele trará benefícios para sua vida. Ele precisa estar confiante de que é um negócio vantajoso. Somente quando ele for conquistado é que o preço deve vir à tona.

As objeções sempre existirão, superá-las é só mais uma etapa da negociação. Prepare-se para isso com argumentos e ofereça, também, opções de pagamento. Percebe, agora, a importância de conhecer o cliente para vender projetos arquitetônicos?

Cadastre-se em plataformas digitais

Essas dicas são importantes para criar um elo entre arquitetos, engenheiros, construtoras, fornecedores e, claro, os potenciais clientes. Afinal, desenvolver um projeto e executá-lo demanda o envolvimento de diferentes especialidades.

Agora, imagine a praticidade e a comodidade de encontrar todos esses agentes em um só lugar? E o melhor, você podendo ser um deles?

Essa conexão é oferecida por algumas plataformas digitais. Elas permitem que você se cadastre, descreva os serviços que oferece e ainda busque por oportunidades de trabalho. Ou seja, um link perfeito para explorar esse amplo mercado e formar parcerias!

É fundamental que a plataforma escolhida seja confiável, para que as relações criadas sejam duradouras e lucrativas. E essa é uma das preocupações da projetaqui.com. Essa plataforma não só cria esse elo entre potenciais parcerias, mas orienta cada profissional acerca dos processos legais de cada serviço e de como atender o cliente com excelência. As chances de sucesso são enormes!

Se você quer fazer parte desse mercado e vender projetos arquitetônicos com sucesso, não perca mais tempo. Entre em contato com a projetaqui.com e saiba como essa plataforma pode alavancar seus resultados!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

estudo de viabilidadeselos de sustentabilidade na construção civil
Contato por WhatsApp