Tendência na arquitetura: saiba o que esperar para 2019!

 em Uncategorized

Apontado como um ambiente altamente competitivo, o mercado da construção civil exige que os profissionais estejam sempre atualizados sobre as novidades. Isso significa que estar por dentro de tudo o que é tendência na arquitetura pode ser um bom caminho para se destacar e atrair novos clientes.

Hoje, com tantas fontes de informação disponíveis, é possível conferir qual estilo, técnica, ferramenta ou produto estará em alta nos próximos meses. Este artigo pretende contribuir com isso e apresentar a você os principais destaques para 2019. Boa leitura!

Investimento em tecnologia

A tecnologia já está presente no dia a dia de arquitetos e engenheiros que fazem uso de softwares para representar desenhos e fazer estudos importantes — testes de cores e materiais, simulações do comportamento do sol, vento e vegetação no entorno da obra etc.

Agora o uso desse recurso é ampliado para atingir novos objetivos. Um deles é garantir a interatividade do usuário com a construção por meio da automação residencial. Trata-se de um sistema que integra vários elementos da edificação para que sejam acionados de maneira remota e funcionem em conjunto.

Outra novidade que envolve tecnologia e beneficia tanto profissionais quanto pessoas em busca de projetos são as plataformas digitais. Existem modelos especiais para arquitetos e engenheiros que querem se conectar com construtoras, fornecedores e potenciais clientes em um único lugar.

Natureza e construção

O uso de matérias-primas naturais vem crescendo e criando um novo estilo que reúne natureza e construção em um mesmo projeto. Assim, é esperado que a beleza das pedras, madeiras, do bambu e outros recursos surjam para contrapor a frieza do vidro, do concreto e dos acabamentos sintéticos.

Isso também tem a ver com outra tendência na arquitetura que é a integração interior/exterior. A partir de soluções que geram continuidade e permitem visuais do terreno para as áreas internas (e vice-versa), a construção e seu entorno ficam em harmonia e parecem se fundir.

Aqui, cabe destacar a importância dos revestimentos que remetem aos materiais naturais. Esses produtos (cerâmicas, pastilhas, ladrilhos, porcelanatos) simulam a aparência e textura de diferentes elementos encontrados na natureza e podem contribuir para a riqueza dos projetos.

Estruturas aparentes

Mais uma novidade que se relaciona à anterior, sua proposta é realmente valorizar o aspecto original dos insumos empregados nas construções. Vigas e colunas de concreto, paredes de tijolos e componentes metálicos têm características únicas que merecem ser exploradas.

Uma maneira de fazer isso é manter tais estruturas à vista, seja na parte interna ou externa da construção. A ideia até contribui com o estilo industrial trabalhado na decoração de interiores, já que prevê o uso de soluções que promovem um efeito rústico: cobertura sem forro, tubulações e cabos aparentes etc.

Mudança nas formas

O conceito orgânico vem conquistando espaço e criando contrastes com as linhas puras do modernismo. São as formas da natureza chegando às áreas construídas pelo homem, seja a partir de grandes estruturas (pisos, paredes, calçadas) ou por meio do design do mobiliário e dos acessórios.

Cada vez mais veremos projetos de arquitetura inspirados no formato natural das coisas, sem cantos ou arestas que fogem da proposta orgânica. É claro que muitos desses detalhes serão apenas complementos de itens retilíneos, a fim de quebrar a monotonia ou seriedade que possam existir.

Pronto. Você já sabe o que será tendência na arquitetura em 2019 e pode se inspirar com ideias para inovar nos próximos projetos. Para manter a qualidade em cada trabalho, procure sempre consultar boas fontes e acompanhar as novidades com quem entende do assunto.

Agora, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Assim pode informar outras pessoas que gostam de ficar por dentro dos principais destaques na área!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

selos de sustentabilidade na construção civilmarketing para engenheiros
Contato por WhatsApp