5 novas tecnologias na construção civil que você precisa conhecer!

 em Uncategorized

Informar-se sobre as novas tecnologias na construção civil é algo que engenheiros e arquitetos precisam fazer constantemente. Estar por dentro das tendências permite ter domínio de diferentes recursos no tempo adequado, o que é essencial para desenvolver projetos de destaque e com alta qualidade.

Quer saber quais ferramentas terão forte presença no mercado a partir deste ano? Acompanhe o nosso artigo e descubra!

1. Tijolos inteligentes

Inspirados nos brinquedos de montar, esses tijolos se diferenciam dos tradicionais por conterem pinos que se encaixam na parte inferior de outros blocos. Os modelos são feitos de cimento e têm espaços internos que permitem a passagem do ar entre as peças.

A proposta dos fabricantes com o produto é aliar resistência, eficiência térmica, agilidade e baixo custo — já que os encaixes podem dispensar o uso de argamassa de ligação. Espera-se que a inovação ajude profissionais a construir pisos, tetos e paredes com menos custo e gasto de energia.

2. Tecnologia de drones

Para muitos, um aparelho utilizado em momentos de diversão; para engenheiros e arquitetos, uma ferramenta de apoio desde o planejamento até a execução da obra. Os drones merecem aparecer em nossa lista de novas tecnologias na construção civil pelas inúmeras utilidades que têm nos canteiros.

Com eles, é possível monitorar diversas atividades e fazer inspeções com rapidez, o que facilita a rotina dos profissionais que precisam acompanhar o andamento de cada fase dos projetos. Os equipamentos também permitem acessar áreas remotamente para conferir a qualidade da construção sem precisar expor os trabalhadores a riscos.

3. Sensores vestíveis

Essa novidade veio para aumentar o bem-estar das equipes nos canteiros. Trata-se de uma tecnologia que possibilita instalar sensores nas vestimentas e nos acessórios (EPIs) dos trabalhadores. O objetivo é monitorar diferentes condições e perigos que podem prejudicar a saúde e a segurança das pessoas.

Na forma de relógios de pulso, por exemplo, os sensores ajudam a monitorar a temperatura do corpo para evitar a exaustão térmica. Nos capacetes, podem sinalizar a ocorrência de algum tipo de impacto. Também é possível controlar o número de indivíduos presentes em uma estrutura a partir dos arreios, a fim de alertá-los em caso de queda súbita.

4. Impressão 3D

A possibilidade de criar objetos tridimensionais reais com base em um modelo gráfico de computador não é de agora. Acontece que a solução vem ganhando novas proporções para ser aplicada a elementos e estruturas maiores.

Na construção civil, isso significa a oportunidade de replicar componentes com agilidade e eficiência para construir ambientes e superfícies. O investimento na tecnologia é cada vez maior e muitas startups defendem que é possível obter qualidade, diminuir o desperdício e ganhar tempo com a impressão 3D.

5. Softwares específicos

Uma obra envolve vários processos — entre eles, a gestão dos custos. A parte financeira é tão importante que fica difícil encontrar uma empresa de engenharia que não faça uso de um sistema para controlar e acompanhar os valores envolvidos em um projeto.

Por isso, os softwares específicos também aparecem como novidades que vêm se destacando na rotina de engenheiros e arquitetos. Muitos trazem funcionalidades importantes, com planilhas para planejar orçamentos e módulos que realizam estudos de viabilidade.

A Welob é um bom exemplo de solução nessa área porque ajuda equipes a tomar a melhor decisão ao manter os planejamentos de prazo e custo atualizados. A ferramenta é simples, prática e fornece apoio do início ao fim da obra para que você mantenha escritório e canteiro em sintonia.

O que achou das novas tecnologias na construção civil? Já conferiu de perto a aplicação de alguma delas? Esperamos que este artigo tenha inspirado você a buscar o melhor recurso para cada projeto, tendo em vista que a inovação faz toda a diferença nos resultados.

Agora, se deseja ter acesso a outros conteúdos relevantes, basta acompanhar o nosso blog para conferir as próximas publicações!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como ser um projetistatabela de produtividade na construção civil
Contato por WhatsApp