6 estratégias de marketing para engenheiros e arquitetos!

 em Uncategorized

Em um mercado tão concorrido como o da construção civil e em uma sociedade tão conectada como a atual, a divulgação de serviços faz toda a diferença no seu negócio. Sendo assim, uma importante estratégia é o investimento no marketing para engenheiros e arquitetos!

O marketing, nesse caso, tem dois papéis fundamentais: o de aumentar a visibilidade dos serviços que você presta e o de torná-lo cada vez mais uma autoridade no seu campo de atuação.

Confira neste post um pouco sobre as 6 melhores estratégias de marketing para engenheiros e arquitetos e transforme seu trabalho!

1. Delimite nicho e público-alvo

Para começar, se você ainda não tem um nicho de atuação bem definido, é preciso trabalhar nisso o quanto antes. Em qual área da arquitetura ou da engenharia estão seus melhores trabalhos? A importância disso está no fato de que, quando um profissional faz tudo, ele concorre com todo mundo.

Assim, buscar especialização em um serviço permite que você forme parcerias, reduza a concorrência e melhore o fluxo de trabalho. Com isso, é muito mais fácil definir com clareza o público-alvo e conseguir alcançá-lo por meio de indicações de parceiros, imagens e textos postados, até de fato captá-lo como cliente.

2. Mantenha uma linguagem acessível

Seja durante a apresentação de um projeto, seja em uma postagem no site ou blog, a linguagem para lidar com o público deve ser sempre descomplicada. O essencial é se fazer entender como autoridade no assunto, mas sem parecer uma pessoa fora da realidade de um possível cliente.

É claro que, por vezes, o uso de termos técnicos é inevitável. Nesses casos, é fundamental explicar o que cada um deles significa, da maneira mais prática possível. Em outras palavras: cuidado para não “falar grego” com seus possíveis clientes. Afinal, é difícil alguém se interessar por algo que não entende.

3. Sistematize os processos

Nem só de criatividade vive a arquitetura e a engenharia! Para colocar em prática qualquer estratégia de marketing para engenheiros e arquitetos e para não se perder em nenhuma tarefa, é necessário prezar pela organização.

Por isso, não adie mais: busque aplicativos ou softwares de planejamento. Na programação, você pode incluir a agenda de postagens e programar as postagens para quaisquer datas, um roteiro de projeto a ser cumprido, as reuniões periódicas com a equipe de trabalho, dentre outros assuntos.

Outras estratégias interessantes são os softwares de automatização e análise de dados em e-mails — de maneira a compor, por exemplo, uma lista de contatos para enviar mensagens — além de análises de engajamento e outras informações de redes sociais. O importante é tirar o melhor partido possível das ferramentas e trazer mais eficiência aos processos.

4. Produza conteúdo relevante

Não adianta muito postar apenas sobre os trabalhos que realizou ou está executando no momento. Mais do que isso, as pessoas estão interessadas sempre no que podem aprender.

Como autoridade no seu nicho, você pode dar dicas, mostrar como um projeto é pensado e até mesmo compartilhar conteúdos de colegas que trabalhem com outras áreas. Isso demonstra segurança e facilita vender o seu projeto pelo valor que ele tem, não apenas por preço.

5. Invista nas redes sociais

As redes sociais são acessadas por todo tipo de pessoa, inclusive pelo seu potencial cliente. Por isso, é mandatório que sua empresa esteja visível e alcançável por meio de uma plataforma informal, mas de extrema inteligência como essa.

Aqui, é possível expor seus conteúdos relevantes, imagens de projetos, registros de comparecimento a eventos e, acima de tudo, estreitar o contato com o público-alvo. É importante entender como funciona cada rede e o que é mais eficiente em cada uma delas para atingir seus objetivos.

6. Faça sempre o pós-venda

Entrar em contato depois de um certo tempo após a conclusão dos serviços é excelente por vários motivos: detectar possíveis melhorias para incluir em projetos futuros; recaptar os clientes para novos serviços e incentivar a chamada propaganda boca a boca — que é a forma mais eficiente de ganhar boa visibilidade.

Para que o último objetivo seja atingido com êxito, é preciso que o seu atendimento seja o mais cuidadoso possível durante todo o processo, mesmo quando ocorrerem problemas, para que o cliente saia satisfeito. Só assim opiniões positivas serão divulgadas com mais força do que as negativas.

Gostou de saber mais sobre 6 das melhores estratégias de marketing para engenheiros e arquitetos? Quais mais gostou e quais já pratica? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Tendências na arquitetura para 2019destacar em seus projetos arquitetônicos
Contato por WhatsApp