5 dicas incríveis para se destacar em seus projetos arquitetônicos!

 em Uncategorized

Para consolidar uma carreira no mercado da arquitetura é preciso que o profissional esteja sempre atualizado com relação às tendências e às novidades tecnológicas do nicho em que atua, de modo a destacar seus projetos arquitetônicos dentre os diversos concorrentes.

Arquitetos podem ser reconhecidos por fatores muito diferentes: tipos de edificações desenvolvidas, materiais, processo criativo, sustentabilidade.

Continue acompanhando este artigo e descubra 5 dicas de como se diferenciar da concorrência neste meio tão competitivo!

Saiba por que se destacar é importante

Praticamente todo arquiteto sonha em ser reconhecido mundialmente e deixar uma marca de originalidade na história com seus projetos arquitetônicos. No entanto, mais do que apenas competência na técnica de projetar, é preciso se dedicar a outros pontos.

Eles podem variar: transmitir uma mensagem, seguir uma orientação sociopolítica, buscar impactar ou inovar. Seja qual for, vários profissionais renomados se dedicaram a muito mais do que apenas dominar a técnica.

O paranaense Filipe Boni, por exemplo, se dedicou aos projetos voltados para sustentabilidade, lançando mão da simulação como uma das principais etapas projetuais. Já Maurício Arruda, outro jovem arquiteto brasileiro, ganhou mais destaque quando colocou em prática suas ideias sobre design de móveis — que o elevaram e comprovaram sua habilidade de solucionar espaços de maneira prática e bem-humorada.

A americana Jeanne Gang, além de ser a primeira arquiteta do mundo a projetar um arranha-céu, combina natureza e verticalização em seus projetos, também inspirada nos conceitos de sustentabilidade. Por sua vez, Kazuyo Sejima, vencedora do prêmio Pritzker de 2010, é uma arquiteta japonesa que espalhou por vários países obras que têm como traços característicos a leveza e a transparência.

Conheça 5 dicas para impulsionar seus projetos

A essa altura, você já sabe que o mercado não é tão receptivo quanto imaginamos ao começar a graduação. No entanto, com foco e perseverança, é possível alcançar a realização profissional.

1. Encontre seu estilo próprio

O estilo de projeto tende a aparecer ao longo dos anos, está em constante aperfeiçoamento e é capaz de trazer grande satisfação pessoal, tanto para o arquiteto quanto para os clientes.

Para alcançar esse patamar, o melhor é estudar sempre novos softwares e materiais, além de explorar todo tipo de técnicas de criatividade. Só com um repertório rico a mente se renova para ter ideias incríveis.

2. Aposte na tecnologia para apresentações

Investir na renderização e pós-produção de imagens para que o projeto fique super realista já é mandatório para apresentar as ideias. Já a visualização por meio de realidade virtual é ainda mais eficiente, pois proporciona às pessoas se sentirem dentro do projeto e se conectarem com o espaço antes mesmo de ficar pronto.

Se o objetivo for alto desempenho e selos de sustentabilidade, programas de simulação são poderosos aliados para avaliar ventilação, iluminação, consumo de água ou outros aspectos e funcionam para comprovar que as metas foram atingidas.

3. Atente aos detalhes

Personalize as soluções, escolha sempre os melhores acabamentos. Especifique paginação de piso, lâmpadas, detalhes de marcenaria, de pintura.

Estar atento não só ao que é pedido, mas também à rotina e ao estilo de vida dos usuários daqueles espaços demonstra cuidado e dedicação sem igual. Afinal, só com uma compreensão ampla é possível traduzir sonhos em realidade.

4. Tenha visão de futuro

O arquiteto deve estar atento ao entorno da obra, de modo a prever possíveis alterações que venham a influenciar no modo como a edificação é vista e utilizada.

Com isso, é possível otimizar a distribuição de ambientes internos, bem como a localização de aberturas, fachadas principais, acessos, dentre outros. Pode parecer irreal, mas essa prática se aperfeiçoa com o tempo e se torna quase que automática.

5. Invista nas redes sociais

As redes sociais adquiriram um peso gigantesco na decisão de contratar um arquiteto. Portanto, não as subestime! Use as redes como uma forma de divulgar não somente projetos de arquitetura: gere conteúdo de verdade com dicas, soluções práticas, parcerias.

Dessa forma, o profissional fica cada vez mais próximo da realidade de um cliente que acha que arquitetura é só para a elite — e você tem mais chances de se tornar uma referência em sua região.

Gostou de conhecer essas 5 dicas para se destacar nos seus projetos arquitetônicos? Se está buscando novas atuações no mercado da construção civil, a Projetaqui conecta você com as melhores oportunidades. Entre em contato conosco e saiba mais!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

marketing para engenheiroscomo ser um projetista
Contato por WhatsApp