Como compatibilizar projetos na construção civil? Aprenda aqui!

 em Uncategorized

Compreender como compatibilizar projetos na construção civil é uma tarefa complexa, mas essencial para garantir a qualidade do resultado final. Afinal, seu principal objetivo é verificar as interferências entre as mais diversas especialidades dentro de uma obra. Isso pode gerar atrasos e retrabalhos que poderiam ser facilmente evitados.

Na maioria das vezes, as empresas de construção têm equipes completamente distintas para realizar diferentes projetos estruturais, como o hidrossanitário, o elétrico, as redes de telecomunicações etc. Elas podem até mesmo terceirizá-los. Assim, frequentemente há uma falta de diálogo entre elas — o que gera incompatibilidades importantes, por exemplo, um tubo de fiação cruzando com um encanamento de esgoto.

Então, se você quer evitar problemas desse tipo, não deixe de ler o nosso post até o final!

Como compatibilizar projetos com perfeição?

Para obter uma compatibilização adequada, o primeiro passo é contar com equipes bem capacitadas e que saibam trabalhar em conjunto. Desse modo, os arquitetos, os construtores e os engenheiros falam a mesma língua. A seguir, conheça algumas das medidas aplicáveis e os benefícios relacionados:

Utilização da tecnologia

A compatibilização dos projetos pode ser feita de forma manual, mas não é muito eficiente. Afinal, ela conta com a análise visual pelos gestores do projeto, ou seja, eles verificam as pranchas do projeto e cruzam as informações em busca de erros. Porém, é uma tarefa demorada e passível de equívocos.

No entanto, a tecnologia tem ajudado bastante e, em projetos desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling), já é possível fazer uma compatibilização 3D dos mais diferentes projetos, desde que estejam com os mesmos parâmetros. Assim, o próprio programa consegue identificar automaticamente as interferências para que os projetistas façam mudanças.

Melhora da comunicação

O grande diferencial para a compatibilização de projetos é melhorar a capacidade de diálogo entre as mais diversas áreas. Comparar desenhos, seja manualmente, seja digitalmente, é essencial para corrigir os erros e otimizar as funcionalidades. Mas, para isso, é preciso uniformizar a comunicação, adotando nomenclaturas e linguagens semelhantes em todas as áreas.

Aposta na padronização

A padronização também deve se estender aos processos dentro de cada projeto. Nesse sentido, uma metodologia é muito importante — a Building Information Model. Nela, os vários modelos tridimensionais são integrados juntamente às informações-chave do projeto. Assim, os envolvidos não têm acesso somente a desenhos crus, mas a dados detalhados dos objetivos e da execução de cada etapa.

Quais as vantagens da compatibilização de projetos?

Menor retrabalho

Como as informações são integradas, ainda na etapa do projeto, são resolvidas todas as inconformidades. Assim, não é necessário esperar que uma tubulação elétrica cruze com o sistema de ventilação durante a execução da obra para descobrir o erro e ter um retrabalho.

Maior produtividade

Com as dicas que explicamos, há um fluxo de informações otimizado. Com isso, os funcionários da obra conseguem realizar suas tarefas de prontidão, sem ruídos de comunicação.

Melhor alinhamento

Por fim, não podemos deixar de falar que a compatibilização permite que as equipes conversem o tempo todo sobre seus objetivos com cada etapa, de modo que é possível fazer um projeto que atenda a todas as expectativas.

Portanto, saber como compatibilizar projetos de engenharia é uma necessidade para trazer maior eficiência para as equipes e evitar que elas decepcionem os clientes. Todas as especialidades de uma obra têm de estar alinhadas para entregar um projeto de sucesso, e a compatibilização é a ferramenta certa para isso.

Quer mais dicas para evitar problemas durante a construção dos seus projetos? Então, venha saber como fazer um estudo de viabilidade rápido e eficiente antes de comprar um terreno!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Aplicativos para engenheiroscomo captar clientes na arquitetura
Contato por WhatsApp