5 dicas para você aprender a captar clientes na arquitetura

 em Uncategorized

Saber como captar clientes na arquitetura tem sido um desafio tanto para recém-formados quanto para profissionais com muito tempo de atuação. Um dos motivos é o fato de que o tradicional marketing boca a boca, sozinho, já não é mais suficiente para se destacar entre a concorrência.

Hoje, mais do que nunca, ter sucesso nessa área exige inovação e criatividade. É preciso tirar proveito do máximo de recursos, tecnologias e ferramentas disponíveis para não ficar para trás.

Quer descobrir como fazer isso? Então, leia as dicas que temos para você aumentar a captação!

1. Monte um site com portfólio

Um arquiteto não pode perder a chance de registrar as fotos e representações gráficas de cada projeto desenvolvido. Essas imagens serão materiais de base para a montagem de um portfólio rico e completo — principal ferramenta para mostrar os trabalhos e atrair a atenção de clientes em potencial.

O portfólio pode ser disponibilizado no principal cartão de visitas do arquiteto no meio digital: o site. Esse endereço deve ter um layout organizado e informações claras (formas de contato, nome da empresa, identificação dos sócios, proposta de valor etc.).

Para deixar a página mais interessante, vale incluir uma lista de prêmios recebidos, depoimentos de clientes satisfeitos, notícias que envolvam o escritório e até logotipos de parceiros.

2. Divulgue trabalhos nas redes sociais

É cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha cadastro em, pelo menos, uma rede social. Logo, é crucial que os arquitetos aproveitem esses espaços para divulgar seus trabalhos e alcançar públicos variados. Facebook, LinkedIn, Instagram e Pinterest são bons exemplos.

A dica é que você explore as funcionalidades de cada ferramenta para publicar textos, imagens e até vídeos relacionados a projetos, processos criativos, novidades, e muito mais. Se você tiver um blog integrado ao site, pode até compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais selecionadas.

3. Especialize-se em uma área específica

Em um mercado que conta com um número cada vez maior de profissionais, quem se acomoda pode encontrar muitas dificuldades. Não há nenhum benefício em ser um arquiteto genérico, que faz um pouco de tudo, sem se aprofundar em determinada área. Os clientes procuram exclusividade e alguém realmente capaz de transformar seus desejos em realidade.

Portanto, antes de pensar em como captar clientes na arquitetura, invista em um diferencial. Pense naquilo que você faz melhor e especialize-se. Se há preferência e muitas habilidades para produzir projetos na área de alimentação, por exemplo, estude formas de conceber bares, restaurantes e lanchonetes de alta qualidade.

4. Participe de eventos e de concursos

Palestras, workshops e feiras são ótimos espaços para fazer networking e acompanhar as principais tendências da área. Como esses eventos são frequentados por empresas e profissionais diversos, permitem que você crie uma rede de contatos e faça parcerias com escritórios, fornecedores e construtoras.

Também considere a possibilidade de participar, cada vez mais, de concursos de arquitetura. Mesmo que seu projeto não seja o vencedor, ganhará visibilidade entre os avaliadores e outros profissionais da área. Sem contar que, ao ser participante, você terá acesso a mentores e a nomes relevantes no mercado.

5. Utilize uma plataforma digital

Outra boa estratégia para captar novos clientes e vender mais projetos é utilizar plataformas que conectam profissionais e empresas diversas. São ferramentas digitais excelentes porque concentram nomes de arquitetos, engenheiros, construtoras e fornecedores em um só local.

Assim, é possível entrar em contato com uma empresa específica ou garantir que seu escritório seja encontrado por clientes em potencial. Quer algo melhor que um ambiente exclusivo para divulgar seus projetos e descobrir novas oportunidades de trabalho? Vale a pena se cadastrar e aguardar boas propostas.

A curiosidade deve fazer parte da vida de arquitetos que querem se diferenciar e obter destaque. Afinal, com o domínio de novos recursos, você sempre saberá como captar clientes na arquitetura de maneira eficaz.

Gostou da possibilidade de usar uma plataforma digital? Então, entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades da Projetaqui!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como compatibilizar projetostrabalhar como engenheiro autônomo
Contato por WhatsApp